quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Quem pode ficar feliz com um edital desses?


Francisco Panthio*

Falar em concursos é sempre bom, nos acende um esperança e nos faz acreditar que o mercado de trabalho está bem ao nosso alcance. Nesses dias, o Governo do Estado do Acre lançou o edital para provimento de vagas em várias áreas da administração pública.
É bom saber que quase 300 pessoas terão uma oportunidade, mas uma coisa mostra a grande diferença no tratamento que é dado a região do Juruá em algumas coisas. Veja a distribuição de vagas:
Nível Superior:139 vagas de nível superior para o Vale do Acre10 para o vale do JuruáNível Médio:92 para o vale do Acre5 para o Juruá
A região do Baixo Acre tem 72 vagas para Técnico em Gestão Pública. Sabe quantas vagas sobraram para o Juruá inteiro? Nenhuma! Uma pena, pois muitos jovens sonham com uma oportunidade como essa para tentar fazer carreira profissional, mas sem uma vaga sequer para nível médio, a solução é torcer para que surjam mais oportunidades. Entedemos que a região do Vale do Acre é, sim, mais populosa que a do Vale do Juruá, mas a diferença nas vagas é muito desproporcional. Isso justifica o sentimento de algumas pessoas, que sonham com autonomia do Vale do Juruá.

* Francisco Panthio é dirigente da UJS de Cruzeiro do Sul.

Publicado Originalmente no site http://www.juruaonline.com.br/

Um comentário:

  1. Eu vou olhar se há vagas para a minha área. Quero voltar a morar no Acre.
    Quanto à escassez de vagas para o vale do Juruá é uma pena, de repente, se representantes de alguma entidade popular ou outros pudessem conversar com a Administração do Estado para explicar que seriam necessárias mais vagas (para concursos futuros) para essa localidade com tantos jovens, principalmente agora com muitos formados e estudantes das 3 universidades da região.

    ResponderExcluir