quarta-feira, 9 de junho de 2010

Ministério da Saúde estuda novas regras para os doadores de Sangue

Ayahuasqueiros poderão sofrer novas restrições

Leandro Altheman

O Ministério da Saúde apresentou nesta semana uma proposta que pretende mudar as regras da doação de sangue no Brasil.
Se aprovadas, as novas normas devem impedir definitivamente as pessoas com piercing na boca a fazerem doação. Atualmente quem tem piercing ou tatuagem fica impedido de doar sangue por um período de um ano, a mesma restrição de quem contrai malária por exemplo.

O ministério da saúde colocou a proposta em consulta pública por 60 dias. A administração federal deve decidir as novas regras em setembro de 2010.

Entre as propostas para a nova legislação está aumentar a faixa etária das pessoas que podem doar sangue, incluindo adolescentes de 16 a 17 anos e idosos de 65 a 68 anos.

Ayahuasca e Kambô

Em Rio Branco, há um grupo de trabalho do Ministério da Saúde que estudo a necessidade ou não de impor alguma restrição aos usuários do chá ayahuasca, ou Santo daime, e também do kambô ou vacina do sapo. Em 2008, o Hemoacre impôs uma restrição de até um ano para os usuários da bebida sagrada amazônica, mas por falta de comprovação científica de que a bebida pudesse trazer algum dano aos receptadores de sangue, esta restrição acabou caindo para 24 horas.

Em Cruzeiro do Sul, o estoque de sangue está muito abaixo do recomendável. Segundo a enfermeira responsável Fabíola Jucá, atualmente o hemocentro dispõe de apenas 5 bolsas de sangue dos tipos A e O positivo. Isto significa que no caso de uma emergência com uma pessoa de qualquer outro dos outros 6 tipos sanguíneos, dependerá do envio de uma bolsa de sangue de Rio Branco, um tempo precioso para quem está com a vida por um fio.

Mas não é a ayahuasca ou o kambô o principal fator de limitação aos doadores, mas o alto índice de hepatite B na região do Juruá. A cada 10 pessoas que procuram voluntariamente o hemocentro, 8 estão com o vírus da hepatite.

O outro fator é desinteresse por parte das dos doadores em potencial. Uma das alternativas seria a criação de incentivos aos doadores, como isenção da taxa em concursos públicos e o pagamento de meia entrada em cinemas e no transporte público. Atualmente no vale do Juruá, o único município eu adotou tais medidas foi Mancio Lima, que conta com o maior numero de doadores do Vale do Juruá, algo em torno de 200 doadores.

Publicado originalmente no site: www.juruaonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário