sábado, 12 de junho de 2010

O Fator Juruá




Leandro Altheman

Em 10 anos de juruá, posso dizer que já vi e vivi, momentos importantes da política acreana, e em especial, juruaense. De início a divisão geográfica entre os Vales do Acre e do Purus, refletia-se também em uma divisão política. A grosso modo, na boca do povo era simples: "Rio Branco é PT, Cruzeiro é anti-PT". Não vale a pena discorrer sobre o que levou a esta polarização. Dá uma tese de doutorado. São fatores históricos que começam lá na divisão departamental do estado, passando pela questão das influências dos católicos italianos no vale do Acre (historicamente mais revolucionários) e alemães no vale do Juruá (historicamente mais conservadores).
Quem pensar que isto deve-se a apenas uma questão partidária, pura e simples, estará fazendo uma análise míope do assunto.
Mas, o fato é que o chamado Fator Juruá na política acreana, não pode ser desprezado. Ainda que o maior colégio eleitoral esteja de fato, na capital, as lideranças políticas do estado aprenderam que nãos e pode criar um projeto de governo, minimizando a importância do Juruá.
A chamada de César para compôr a chapa majoritária em 2006, foi o reconhecimento de que para que o Governo do Acre tenha legitimidade total, é necessária a representatividade do Juruá. senão será apenas um "Governo do Vale do Acre".
A convenção do PP e da Frente Popular desta sexta-feira, mostra que o Juruá caminhou mais um passo na direção de ampliar a sua representatividade.
Nunca tinha ouvido discursos tão afinados com as vontades populares do Juruá. Parece que o Juruá não apenas encontrou seu lugar na Frente Popular, como agora se sente realmente parte integrante deste projeto.
Ficou patente a maturidade política que a Frente Popular alcançou em relação à participação política do Juruá.




Perpétua Brilhou



Em meio a tantas estrelas, o brilho de Perpétua se destacou, no momento em que chamou para junto de si os candidatos a deputados federais, e portanto, seus concorrentes diretos, Gladson e Henrique Afonso. O gesto transmitiu o sentimento de que é possível se fazer a política com grandeza, colocando acima das ambições pessoais, um projeto maior, e neste caso específico, representa o vale do Juruá. Um caminho que Edvaldo Magalhães soube trilhar em todos estes anos.




2 comentários:

  1. PARABÉNS AO BLOG PELA 'COERÊNCIA ABSOLUTA,POST',
    ME SENTÍ COMO SE TIVESSE PARTICIPADO 'IN LOCO',
    TENHO ACOMPANHADO ATENTAMENTE TODOS 'CAMINHOS'
    QUE A POLÍTICA DE MEU ESTADO DO ACRE TEM TOMADO,
    ESTAMOS VIVENDO UM DOS MAIS IMPORTANTES CENÁRIOS
    DECISIVOS PARA AS PRÓXIMAS DÉCADAS!!!
    SOU CRUZEIRENSE E TENHO UM 'OLHAR SEMPRE ATENTO'
    JOANA D'ARC VALENTE SANTANA,U.SOS-ORG DIR. HUMAN

    ResponderExcluir
  2. Lembro que existia uma rixa etre PMDB e PT muito forte quando eu era criança e dos comicíos com discursos inflamdos para os quais minha avó me levava. Ausente há 9 anos de de Czs não estou muito a par da política, mas lembro que Czs já sofreu na mão de políticos sem compromisso com a cidade e o bem-estar do povo e ainda hoje temos aqueles demagogos, os que se fazem de amigo comendo jacuba com o povo na beira do rio, mas que do alto do seu posto não fazem nada de realmente útil. Ao que tudo indica, temos gente madura e compromissada no cenário político juruaense. Espero que só melhore.

    ResponderExcluir