quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Impressoes da Capital


Leandro Altheman


Aproveito minha rapida passagem por Rio Branco para tirar algumas impressoes comparativas com Cruzeiro do Sul. Afinal, quem for o proximo governador vai ter que lidar com estas diferencas historicas.

A primira coisa que salta aos olhos, literalmente, e aos pulmoes é o estado critico do ar. Se em Cruzeiro do Sul, a fumaca é umm efeieto visual indesejado, em Rio Branco, é uma fumaca densa que arde os olhos e queima os pulmoes. Algo que somente lembro de ter sentido em Sao Paulo, e Cubatao.


Violencia


O pior é perceber que a populacao parece ter se acostumado. A escessao dos jovens, estes eternos inconformistas, o povo nas ruas parece estar mais preocupado com o crescimento da violencia na capital, do que com qualquer outra coisa. Neste ponto, felizmente, ainda estamos na "era da inocencia" no Jurua. Nao fossem chifres, cachaca e barbeiragens, teriamos indices de violencia semelhante ao dos paises escandinavos. Rio Branco, contudo, ja entrou para a "maioridade"com cada vez mais frequentes assaltos seguidos de morte, como o que ocorreu nesta semana. Esta é hoje a maior justificativa do governo para que de 600 novos policiais, apenas 50 venham apara o Juruá. Desproporcional a populacao, mas perfeitamente cabivel, se levados em conta o numero, e a gravidade das ocorrencias na capital.


Horario


A capital amanhece modorrenta, preguicosamente sao 7 da manha e as ruas ainda estao vazias. O cruzeirense acorda mais cedo, por isso o novo horario é quse uma volencia ao nosso ritmo biologico. Outro fato é que Rio Branco está mais a leste, e por isso recebe a luz do sol antes de CZS.

Mesmo assim, muita gente nao gostou no novo horário também por aqui. Muita gente ainda perde horario de onibus e avioes, porque o novo horario nao é adequado a luz do sol e isso confunde.

Aliás, dizer que "já se acostumou", é muito relativo, pois ainda que possamos adquar a nossa mente a acordar a qualquer hora, o corpo continua segindo os impulsos gerados por hormonios que correspondem a luz e ao calor do sol.

Um comentário:

  1. Não estava para acontecer uma consulta popular sobre essa questão do horário? Como tá isso?
    Bom, quanto à fumaça, nós aqui em Porto Velho estamos sofrendo muito. Há dias que está tão crítica a situação que não é possível ver o outro lado da rua por causa quantidade de fumaça. Aqui temos base do SIPAM e diversos órgãos das 3 esferas que "cuidam" ou deveriam cuidar das questões ambientais, mas parece que estão hibernando... Só resta apelar pra São Pedro mandar logo uma chuva. É a única solução que consigo vislumbrar para a questão no momento.

    Ps. Acredito que você escreveu mar no início do texto, mas a intenção era ar.

    ResponderExcluir