sexta-feira, 29 de julho de 2011

As drogas matam, a caretice também


Neste semana tivemos a morte de Amy Winehouse, lembrada com mais uma entre as dezenas de artistas que dperderam a vida por abuso de drogas. Abuso, é bom que se diga, e não apenas uso. Sim, porque a diferença entre o remédio e o veneno é a dose, já diziam os antigos gregos e romanos, e até a inocente e pura água também mata, caso alguém se afogue no rio.

Faço minhas a spalavras da pesquisadora que disse: " É normal de quem tem consciência, experimentar com a consciência". Ou seja, desde que o mundo é mundo, o ser humano experimenta coisas que alterem a sua percepção.

Nas Américas principalmente, foi desenvolvidsa uma verdadeira ciência a partir das chamadas plantas de poder: peyote, ayahuasca, wachuma, etc... Mesmo os inocentes mate, chocolate e guaraná, vem da mesma seara.

Como praticante de xamanismo, minha opinião sobre as drogas é que na verdade a grande tragédia foi a profanação deste conhecimento pelo capitalismo. Foi assim aque a sagrada folha de coca, virou a hedionda cocaína, e que o sagrado tabaco virou o cigarro dos maços de malboro e holywood, e por aí vai.

Para mim, a solução para o problema das drogas, seria admitir a necessidade de experimentação, e fazer este estudo com os verdadeiros mestres destas ciências. Para a coca, procurem os quetchuás ou ayamarás, para a marijuana, os hindus shivaístas, e etc...

****

Mas também esta semana, provou que se as drogas matam, a caretice também. Que outro nome dar à atitude do belo rapaz louro de olhos azuis que se deidicou a matar jovens reunidos do PT norueguês? Se sua mente não fosse tão careta, podia ter dado outra resposta às suas inquietações, podia fazer esportes radicais na Nova Zelândia, ou experimentar peyote no Novo México, podia ter feito uma savana na África, ou assistido o carnaval no Rio de Janeiro (duvido que mesmo com toda sua arrogância, não ia acabar se rendendo ao charme da mulata). Mas preferiu disparar arma de fogo contra jovens trabalhistas.

Caretice. Não vejo outro nome para fundamentalismo cristão de extrema-direita.
Acho que Jesus, há mais de dois mil anos atrás, certamente não era careta.

A caretice é isso, é não enxergar o mundo com todas as suas cores e possibilidades e não se engane, mesmo usar "drogas" não é antídoto para isso. Quando morava em SP, tinhamos as chamadas "hipinhas malufistas", que se vestiam todas descoladas, fumavam maconha, mas continuavam votando no "rouba mas faz".

Bem, de uma forma ou de outra não é recomendável fazer o que a Amy fez, perder as estribeiras e se entregar nas drogas e álcool. Mas muito pior foi o tal do Breivik, que matou cerca de 92 pessoas inocentes em nome de qualquer asneira. Se tivesse que escolher entre uma loucura e outra, preferia a da Amy.

Ampliar a visão de mundo é algo urgente para uma humanidade que está diante do limiar que pode fazer a diferença entre a existência e a extinção.
Quando ampliamos nossa visão de mundo, ampiamos também as diferentes possibilidades de futuro para a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário