terça-feira, 16 de agosto de 2011

O Brasil sob o olhar português



Tive o prazer de conhecer um casal de portugueses em visita ao Brasil, e através de suas impressões, observar meu próprio país sob o olhar dos descendentes dos europeus que colonizaram esta terra.


Pela janela do carro, olhavam fascinados, a incrível diversidade cultural que fez do Brasil, um país sui generis. No mercado municipal, a variedade de cores, formas e cheiros das frutas, verduras e cereais advindos das cinco regiões brasileiras falam por si só.


Mas o que mais os impressionou é a humanidade do brasileiro. Nosso jeito descontraído, fluído, sem amarras ao tradicionalismo, nos torna um povo absolutamente versátil, capaz de enfrentar as mudanças em curso no planeta.


Se esperava ver nos portugueses algum tipo de arrogância colonialista, fui na verdade surpreendido por um povo lusófono, tomado de imenso carinho e admiração pelo "filho" que cresceu e ficou maior que o "pai".



* Dentro desta história de dizer que Portugal é o "pai" do Brasil, há quem diga que a África é a "mãe", enquanto os povos indígenas seriam os nossos "avós."

Nenhum comentário:

Postar um comentário