domingo, 14 de agosto de 2011

Viagem à Capadócia


Uma amiga minha acaba de retornar de uma viagem à Capadócia (região da atual Turquia) e fascinou-me com as incríveis histórias que cercam o lugar. A descrição da paisagem é de montanhas e cavernas esculpidas pelos ventos ao longo de milhares de anos, que proporcionou habitações seguras para os "homens das cavernas". Contudo, a imagem que comumente se faz de homens primitivos e balbucinates, não corresponde à realidade. Isto por que naquelas cavernas floresceram centros urbanos de um das maiores civilizações da antiguidade, os Hititas.
Na Capadócia foram encontrados os vestígios de uma dos mais antigos agrupamentos urbanos que se conhece, datado de 7 mil anos A.C.
Os Hititas provavelmente foram os pioneiros na domesticação do cavalo, evento que mudou completamente o curso da história, conferindo maior mobilidade e possibilitando ao homem o domínio sobre áreas cada vez maiores.
Uma outra tecnologia indispensável que foi gerada nas montanhas da Capadócia foi a metalurgia. Embora não haja um concenso do local exato onde houve inicio a fundição de metais, é certo que alí é um dos locais mais antigos onde ocorreu a fundição do ferro.

Salve, Jorge
Quem já ouviu a música de Jorge Ben Jor, deve lembrar que a Capadócia é a terra de origem de um dos mais cultuados santos do cristianismo: São Jorge.
Quem ainda não ouviu, vale a pena conferir Jorge da Capadocia

Conta a história que Jorge fora um capitão do exército romano e que se convertera ao cristianismo, o que levou ao seu martírio pelo Imperado Diocleciano.
Na Idade Média, a associação de Jorge da Capadócia, à cavalaria e às armas tornou-se uma importante referência entre os cavaleiros medievais de onde surgiu a lenda da batalha contra o Dragão.
No Brasil, São Jorge é associado à Ogum, Orixá guerreiro, de onde vem também a sua associação à Lua, uma leitura tipicamente brasileira do mito de São Jorge. Ogum é aquele que abre os caminhos, que vence às dificuldades. É também justamente o Orixá da espada, da metalurgia, a força espiritual por trás do progresso e da tecnologia. Seja na armadura de um cavaleiro medieval ou na presença do Orixá que representa a coragem, a fé e a perseverança nas horas mais difíceis, Ogum é um dos Orixás com maior número de devotos no Brasil. Muitas vezes, sem que mesmo o saibam, Ogum é evocado por todos aqueles que buscam os inequívocos caminhos do progresso e do desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário