terça-feira, 18 de outubro de 2011

Igarapé Preto: Projeto do Governo passa por estudos


Fiquei fascinado ao tomar contato com o primeiro esboço do projeto do governo do estado para o Igarapé Preto. Este primeiro esboço previa a ampliação em quase 6 vezes a lâmina d'água do atual balneário e transformando em uma extensa área de tursimo elazer até a sua foz, no rio Môa. Para o rio Moa, dentro do mesmo projeto previa-se a construção de uma marina ou pier para embarcações fluviais.
Significaria que o vistante poderia tomar um barco em Cruzeiro do Sul, dar um passeio pelo môa e terminar a visita no Igarapé Preto.

O projeto estava na SETUL mas está agora na Secretaria de Obras. Conversamos com o secretário Wolvenar Camargo, que explicou que o projeto ainda passa por estudos e levantamentos topográficos. Basicamente, o secretario disse que não pretende aumentar tanto a área alagada, pois geraria altos custos ambientais e pesadas indenizações.

Ainda assim, o projeto é ousado, melhorando toda infra-estrutura de recebimento ao turista, retirando os buerios e colocandio garndes galerias para passagem de água. também é previsto um melhoramento da área de estacionamento e retornos, uma vez que esta é uma das áreas mais propícias a acidentes de trânsito em Cruzeiro do Sul.

Segundo o secretário, o projeto deve ficar pronto até o final deste ano, passará por licitações e terá sua execução iniciada quando o nivel do igarapé for favorável, ou seja, se não houver atraso na licitação, pdoerá ter inicio já no verão do próximo ano. Os recursos para a obra já estão garantidos pelo BNDES, segundo o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário