sábado, 1 de outubro de 2011

Mais uma vez, BR


Viajei mais uma vez pela BR 364, a 4ª vez somente neste ano. Saí de RBR às 6:30 da manhã e cheguei 5:30 da tarde em CZS. Minhas paradas em Feijó (parta almoço) e na UGAI do Acuráua (para tomar um banho, estava morrendo de sono) somaram 1:30. O que significa, em tese que é possível fazer o trajeto RBR - CZS em aproximadamente 9:30 hs. Em tese, pois não há bunda que agüente...

Mais uma vez pude constatar que no trecho da ETAM a movimentação de máquinas é mais intensa, enquanto no da Construmil, a atividade é bem menor, segundo funcionários, por conta de que o trecho da empresa está mais isolado e a dificuldade de movimentação de máquinas, no período em que as chuvas já começam a se intensificar, é maior.

As pontes estão totalmente prontas ainda que não passei por cima da ponte do Jurupari, pois as máquinas trabalhavam na sua cabeceira.

Com a ponte do Envira concluída, o tempo da viagem diminuiu, para motocicleta, cerca de 30 min. Para caminhões, o tempo de ganho com a ponte é ainda maior.

Outro trecho em obras, a recuperação dos 20 Km da entrada de Tarauacá (vindo de CZS) tb está bem avançado. Nos meus cálculos, faltam 6 km para serem concluídos.

Muita gente me pergunta se será realmente possível manter a estrada aberta de inverno a verão. Procuro ser o mais realista possível, até por que, não sendo engenheiro, é dificil dar uma opinião segura. Mas o fato é que com as pontes todas concluídas, o problema da travessia dos rios durante o inverno está dimensionado. Também pode-se dizer que prativcamente não há mais tabatinga a ser removida, o que significa um problema a menos. Por outro lado, quando chegarem as chuvas intensas, a estrada terá de ser fechada sob a ameaça de ser perdido todo o trabalho feito durante o verão. Ainda assim, mesmo no inverno, temos pequenos "veranicos" de 7 ou até 15 dia, em que a estrada poderria ser reaberta. Veremos, mas o fato é que falta muito pouco para a conclusão da BR.

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