quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Trabalhadores da Industria Madereira ocupam ALEAC

Centenas de trabalhadores das principais indústrias madereiras do estado ocuparam hoje (quinta-feira) o prédio da ALEAC. A manifestação foi um protesto contra as denúncias do deputado Major Rocha, do PSDB sobre a extração madeireira na Floresta Estadual do antimay. Segundo o deputado tucano, os pequenos produtores estão sendo penalizados com maior rigor do que as grandes empresas pela legislação ambiental.

Representantes das empresas e dos trabalhadores estiveram presentes na manifestação. Para a representante das industrias de manejo Adelaide de Fátima o deputado desconsiderou a categoria que hoje representa a maior fatia da economia do estado. "trabalhamos dentro da lei", disse a presidente do sindicato que representa as empresas.

Para o diretor nacional da CUT, Manoel Lima, o deputado não tem legitimidade para defender os trabalhadores pois não tem acompanhado as discussões que visam atender às demandas dos produtores rurais. "ele representa os setores que se calaram quando se trocava o home pelo boi", disse o representante da CUT.

Moisés Diniz, lider do governo na Aleac (PCdoB) foi veemente ao dizer que os problemas levantados pelo deputado dveeriam ter sido resolvidos internamente. Para o deputado comunista as denúncias ao tornarem-se assunto nacional, expuseram o estado, colocando em risco a atividade econômica, o projeto madeireiro e o emprego de cerca de 5 mil trabalhadores.

As denúncias tiveram inicio a partir de uma carta assinada por moradores de uma área explorada pela madereira Triunfo. Não havia na manifestação, nenhum representante destes moradores. Na quinta-feira da semana passada a promotoria do meio ambiente e o IMAC estiveram na área e solicitaram a imediata desobstrução do riozinho do rola, onde a empresa havia feito barragens para facilitar o transporte da madeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário