quarta-feira, 30 de novembro de 2011

“Deus também é feminino”


Em entrevista exclusiva, secretária estadual da mulher, Concita Maia fala sobre a agressão ao feminino em todos os níveis


Leandro Altheman


Concita Maia, secretaria da mulher esteve em Cruzeiro do Sul para o lançamento da campanha mundial de enfrentamento à violência contra a mulher. A campanha acontece entre os dias 25/11 a 10/12 e tem a adesão de 159 países. Durante a entrevista, Concita mostrou os dados alarmantes das agressões à mulher em Cruzeiro do Sul, falou sobre a participação dos homens na estratégia de enfrentamento, a redefinição do papel do homem na sociedade e da redescoberta do principio feminino da divindade.


Confira alguns trechos da entrevista:


Quais são os índices das agressões em Cruzeiro do Sul?


Os índices são perversos, somente no primeiro semestre de 2011, foram notificados 79 casos de violência sexual, estupros consumados, e essa é só a ponta do iceberg.


Em que medida, o agressor também é uma vítima?


O agressor também é uma vitima de um processo educativo em que ele tem de exercer um papel de dominador enquanto a mulher é obrigada a um papel de subserviência.Temos que fazer os ajustes necessário para uma sociedade, mais saudável, mais harmoniosa.


É necessária uma redefinição do papel do homem na sociedade?


Sem dúvida. É colocado um peso muito grande sobre as costas do homem, em que somente ele tem de ser o provedor, em que ele não pode demonstra suas emoções : “homem não chora”. Eu tenho dó do que a sociedade fez com os homens. Estamos em uma era de mutação. Os homens precisam redescobrir sua docilidade, sem que isso o faça se sentir menos masculino.


Em sociedades antigas, haviam divindades femininas. A supressão do princípio feminino do divino contribui para uma sociedade machista?


A espiritualidade interfere nas relações sociais. Esta supremacia do divino masculino sobre o divino feminino faz com que nossa sociedade aqui na Terra, reproduza isso. Há uma valoração do masculino em detrimento do feminino. É preciso lembrar que “Deus também é feminino”.


A agressão à natureza que vivemos hoje, também é uma agressão ao feminino?


Tudo o que fizermos à Mãe Terra estaremos agredindo ao princípio feminino que existe na Terra, na Gaia, no nosso planeta.


Assista ao Vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário