segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Evangélicos se tornam vítimas da própria intolerância


O mundo evangélico, em especial aquele ligados às denominações pentecostais está em polvorosa desde ontem, quando a Record , do bispo Edir Macedo, Igreja Universal do Reino de Deus.
exibiu uma reportagem com pastor Paul Gowdy da Igreja de Toronto (Canadá), que é considerada uma das principais difusoras do fenômeno "cai-cai" nas igrejas ou "cair no espírito". Paul Gowdy, em se depoimento chama o fenômeno de "farsa demoníaca" e "obra do santanás":

"Tenho tentado viver minha vida no temor do Senhor e Jesus disse-nos que o pecado imperdoável era a blasfêmia contra o Espírito Santo. Muitos viveram o medo de atribuir a Satanás o que era, de fato, uma obra de Deus. Mas estou convencido de que Satanás usou esta experiência para as pessoas cegas para as doutrinas históricas de Deus, para produzir frutos dignos de arrependimento e usou o medo de blasfemar contra o Espirito Santo para que não houvesse teste das profecias e discernimento do que seriam estes espíritos e manifestações. Deus é perfeito, ama a humanidade e nos fez a sua semelhança. Jamais enviaria uma benção para colocar o homem em situação degradante, sem qualquer propósito. Após três anos estando no meio da bênção de Toronto nossa comunidade Vineyard em Scarborough (East Toronto) foi se destruindo. O demônio nós devorou um por um com fofocas, traição, divisão, seitas, etc. Após três anos de "imersão", orando por pessoas, sacudindo, rolando, rindo, rugindo, ministrando no TACF e na sua equipe de oração e adoração, basicamente vivendo para a comunidade fui percebendo o engado e como os mais carnais, imaturos e enganadores entre os cristãos que eu conheci."

As denominações pentecostais reagiram na internet através de Twitter e blogs. Para eles, o bispo Edir Macedo está tentando se livrar de adversários e concorrentes e expondo o meio evangélico ao ridículo.

Não vou entrar no mérito se o "cai-cai" é coisa de Deus ou do demônio. Não possuo o embasamento teológico bíblico suficiente para debater a questão com a profundidade que ela merece. Mas conhecendo um pouco de como funcionam as coisas na imprensa, posso dizer que a reportagem revela uma luta ferrenha nos bastidores do mundo evangélico, uma luta que no fundo não é sobre "quem esta certo e quem está errado" mas uma simples disputa por espaços de poder.

Assisti ao crescimento do evangelismo e pentecostalismo nas últimas duas décadas. Vi ínumeras vezes, os patores atacarem as demais religiões: o espiritismo foi atacado, a umbanda, o candomblé e até mesmo os católicos com suas procissões e devoções aos santos e à Virgem Maria. Quem não se lembra do célebre episódio do "Chute na Santa" promovido em cadeia nacional por um bispo da IURD?

Agora, os evangélicos voltam a sua metralhadora giratoria para a própria comunidade e tornam-se carrascos e vítimas da própria intolerância que geraram. Passaram a praticar a intolerância dentro de casa.

Não tenho conhecimento teológico bíblico, mas conheço a espirtualidade o suficiente para afirmar que Deus pode se manifestar de maneiras muito distintas e que isso varia de lugar para lugar, de cultura para cultura. A maneira de sentir e perceber Deus de um indivíduo de classe média morador de uma grande cidade, não é a mesma de um índio na floresta ou de um negro tribal africano. Deus é o mesmo, mas a manifestação depende de um suporte cultural para ocorrer e ser interpretado.

Por isso, vejo como um desserviço à humanidade a tentativa estúpida do mundo evangélico de querer padronizar as manifestações da divindade, de classificá-las como "Obra do Demônio", simplesmente porque estão afastadas da raíz cultural hebraica, como se SOMENTE a bíblia contivesse a verdade. Ora, tenho dito, e continuarei dizendo: a bíblia, com toda a sua riqueza e ensinamentos profundos e verdadeiros é a manifestação da história de UM povo (o povo hebreu). Dizer que Deus e a Verdade não possam ter se manfestado em outros povos é condenar o restante da cultura humana ao abismo. Algo que não posso crer, pois o Deus que EU CREIO não é tão mesquinho.

Além do mais, a sinuca de bico em que a humanidade se meteu tem a ver com a visão unilateral de mundo promovida pelo protestantismo. Afinal, o capitalismo é uma inveção "evangélica",e não sou eu que estou dizendo isso.

O desrespeito à Terra e ao feminino sagrado na promessa de uma salvação está no cerne da atual destruição do planeta. O aquecimento global está aí para provar isso: estão transformando a Terra em um inferno, na promessa de uma vida eterna em outro lugar qualquer. É essa malta inconsciente que está empurrando o mundo para a destruição. Incapazes de assumir a responsabilidade sobre a vida e o planeta o que sai de suas bocas é algo que me soa como: "bota na conta de Jesus".

Um comentário:

  1. gostei muito da postagem tb tenho blog um é lc-souza.blogspot.com é o outro é novoamanhece.blogspot.com

    ResponderExcluir