domingo, 18 de dezembro de 2011

Vantagens de ser um "pagão"*


- Não precisar amar a um deus abstrato, pois enxerga-se e ama-se o divino em tudo: no céu, na terra, nas estrelas, no sorriso das crianças e no abraço da mulher amada.
-Não temer o pecado ou o julgamento, pois se reconhece que o erro faz parte do aprendizado e que a balança de tudo é o amor
- Não temer o inferno pois se reconhece que o inferno reside somente na conciência culpada e em desarmonia com o universo
- Não ter necessiadde de idealizar um paraíso pós-morte, pois sabe-se que na Divina Mãe Terra há tudo do bom e do melhor.
- Não ter que pagar o dízimo, pois sabe-se que todo e qualquer gesto de amor ao próximo, seja ele homem ou mulher, velho ou criança, animal ou planta vale muito mais do que qualquer moeda.

***
Mas tem também algumas desvantagens:

- Não ter o diabo para poder assumir a responsabilidade pelos nossos erros
- Não poder recorrer a um ser de luz para nos safar da lei do karma
- Não ter certezas fixas em que acreditar e ser obrigado a construir suas próprias referências
- Não ser reconhecido pela sociedade "cristã" e ter seus pontos de vista ridicularizado pelos opressores
- Ser muitas vezes, visto como louco e anti-social por não compactuar com a loucura coletiva que a sociedade capitalista-cristã** nos meteu

***

* Pagão: significa originalmente "rude" ou "camponês", pessoa da zona rural. Um termo prejorativo criado pelos cristãos no final do Império Romano para desingar especialmente as pessoas que cultuavam as fontes e bosques na natureza, fora das cidades. e não é justamente o que se busca hoje, um maior contato e respeito com a natureza?

** A relação entre o capitalismo e o cristianismo protestante já foi largamente explorada pelos estudiosos. O protestantismo calvinista (essencialmente burguês) associou a ideia de riqueza à felicidade e à salvação, permitindo o enriquecimento antes visto com maus olhos pela Igreja Católica (essencialmente aristocratica).

Nenhum comentário:

Postar um comentário