terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

As Cores da Terra

Artista Plástica utiliza diferentes tons de terra em pintura

Qual é a cor da terra?

Dependendo de onde se viva as respostas normalmente variam entre o vermelho e o marrom ou preto. No entanto, Alice Haibara já conseguiu coletar mais de 26 cores diferentes de terra que utiliza em pinturas em tela e pano.
Alice herdou esta técnica de sua avó, Helena que até hoje é conhecida no meio artístico com a charmosa alcunha de “Helena Terra”.
“Minha avó pintava em larga escala e vendia suas peças na Praça da República em São Paulo (região de comércio de artes em São Paulo). Ela acabou tendo problemas alérgicos devido à toxina das tintas artificiais. Para continuar pintando, ela foi desenvolvendo esta técnica com pigmentos naturais, em especial, a terra”.
Além dos óbvios tons avermelhados e alaranjados, alguns solos apresentam tons acinzentados, azulados e esverdeados, que Alice também utiliza em sua pintura.
Em visita ao Acre, Alice já se aventura pelos rios, aldeias e seringais da região. O olhar, sempre atento nos barrancos, nas tonalidades que a terra acreana possa oferecer.
Além do material, a artista busca no Acre também inspiração para novos trabalhos. Temas sugeridos pela natureza exuberante da região e o contato com o grafismo indígena já começam a aparecer em suas telas.Para Alice, a pintura com a terra tem uma certa magia e sugere propriedades terapêuticas presentes na terra. “Enquanto as tintas artificiais exigem um cuidado muito grande para serem manuseadas, a terra permite a gente brincar com ela. E como a terra têm a propriedade receptora, ela é muito boa para acalmar e canalizar a criatividade. Já tive experiências muito positivas trabalhando com crianças agitadas.”
Em tempos em que se busca resgatar o feminino sagrado e o valor espiritual da terra, Alice Haibara, nos mostra, literalmente, um outro olhar sobre a terra.

(Assista ao Vídeo)

3 comentários:

  1. ....e deveriam ser ovacionadas...Sra Helena TERRA KI instituiu a técnica, KI trouxe à materialidade..tbm..à filhota Alice à QUEM intuo uma firme e dinämica ascensáo nos ämbitos de apresentaçáo dessa lúdica maneira de ser mais gente...ser mais natural....mais clean / inerente às CORES da TERRA. Dentro da limitaçáo de meu entendimento, imagino os benefícios terapëuticos diversos KI aprender essa técnica devem trazer. hauxi

    ResponderExcluir
  2. O trabalho da Alice é realmente lindo!

    Ane

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Alice. Em apenas alguma shoras esta postagem superou assuntos políticos, que normalmente tem mais apelo. Viva a Mãe Terra e a cura que ela traz tb nas nossas idéias e conceitos sobre a vida. Obrigado pela oportunidade.

    ResponderExcluir