terça-feira, 24 de abril de 2012

Cruzeiro do Sul sedia encontro sobre Gás e Petróleo


Na manhã desta terça-feira o Governo do Estado do Acre realizou um encontro com a sociedade civil do vale do Juruá para debater sobre a prospecção de gás e petróleo na região.
Estiveram no Centro Diocesano de Treinamento o vice-governador César Messias, o secretário de indústria (SEDICT) Edvaldo Magalhães, os prefeitos dos cinco municípios do Juruá acreano e o prefeito de Guajará-AM, Ministério Público, representantes da ANP e Geo Radar e  representações das comunidades indígenas e agricultores da região.
O encontro acontece uma semana após ONGs, Representações Indígenas, Ministério Público e as secretarias municipais de Meio Ambiente de Cruzeiro do Sul e Guajará terem realizado um encontro pedindo mais transparência no processo.
A partir do mês de maio a empresa Geo Radar deve começar a detonação de explosivos no subsolo nas chamadas “linhas de prospecção”. Esta fase é chamada de prospecção sísmica terrestre.
A exposição do representante da Geo Radar, o geólogo Ricardo Savini esclareceu sobre os métodos utilizados pela empresa para a prospecção que tem por objetivo, minimizar os impactos ambientais e danos ao patrimônio.
Durante a exposição, Ricardo Savini explicou que esta é a fase de Reconhecimento, e que há ainda um longo processo para a exploração efetiva dos hidrocarbonetos (petróleo e gás natural).
1-    Programa Regional
2-    Reconhecimento
3-    Semidetalhe
4-    Detalhe 2 D
5-    Detalhe 3 D
6-    Perfuração
A representante da Agência Nacional do Petróleo, Marina Abelha, disse que o interesse da ANP em realizar a prospecção de gás e petróleo na região fazem parte da estratégia nacional de conhecer as potencialidades do seu subsolo.

Novas tecnologias
Durante a década de 70 e 80 o ex-governador Orleir Cameli, forneceu equipamentos para a prospecção de petróleo pela Petrobrás e participou, de maneira indireta, dos trabalhos na região.
“Naquele tempo, a tecnologia era muito menor que a de hoje, as dificuldades eram grandes. Apenas dois poços foram perfurados”, contou.
A atual tecnologia para a prospecção, permite um conhecimento cada vez maior do subsolo, o que minimiza os custos da perfuração e os impactos ambientais.
“O impacto ambiental de Urucum é menor do que o de um posto de lavagem de carros”, disse o vice-governador César Messias, referindo-se a atual tecnologia de exploração.

Perguntas Pertinentes
O promotor de meio ambiente do MP, Leonardo Honorato fez perguntas pertinentes à respeito de possíveis impactos ambientais que pudessem ter efeito sobre as fontes de alimentação das populações da região, como a caça e a pesca. Em suas respostas, a empresa Geo Radar deixou clara a sua preocupação e compromisso com esta questão, mas evidenciou-se também que somente a participação popular no processo pode garantir que direitos estejam assegurados.
Leonardo também levantou uma demanda trazida por estudantes da UFAC, para que sejam feitas parcerias entre a Geo Radar e a universidade, para que haja apropriação deste conhecimento pela comunidade regional do Vale do Juruá.   

Royallities
Outra ênfase do encontro foi sobre os possíveis recursos gerados a partir da exploração de petróleo. “Se isto vier a ser uma realidade, os futuros gestores que tiverem acesso a estes recursos, não terão as mesmas dificuldades que estamos enfrentando hoje”, disse o prefeito Vagner Sales.
O vice-governador César Messias disse que os recursos provenientes de royallities da exploração de hidrocarbonetos, podem mudar a realidade dos municípios da região.
“Poderemos fazer investimentos pesados em saúde, educação, infraestrutura e principalmente, em meio ambiente”, disse.  

Deselegância 

Não passou despercebida a deselegância cometida contra o prefeito de Cruzeiro do sul Vagner Sales, PMDB. Por ser o município sede do encontro e "capital do Juruá", era natural que suas palavras fossem ouvidas como representante dos municípios da região. No entanto as palavras foram passadas para o prefeito de Mâncio Lima, Cleidson Rocha (também PMDB, mas com melhor relação política com a FPA).

O ato, na verdade, se configura não como um desrespeito apenas ao prefeito Vagner Sales e aos seus eleitores, mas à cidade de Cruzeiro do Sul e a população que representa.

Na imagem: as linhas sísmicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário