terça-feira, 31 de julho de 2012

Rapidinhas da BR


- Andar de moto na BR 364 deveria ser incluído no rol de “esportes radicais”. Além da buraqueira, há momentos em que parece que estamos surfando em uma onda devido às irregularidades da pista. Há trechos muito bons, e estes normamente são os mais perigosos graças à imprudência dos motoristas.

- As obras de conclusão na BR 364 estão ocorrendo em um ritmo pífio se comparado aos anos anteriores. Há apenas uma tímida patrulha mecanizada da Construmil no trecho Jurupari- Purus. Os trabalhos mais intensos estão concentrados nas obras de recuperação da BR e não de conclusão.

- A BR facilitou a vida de milhares de crianças que agora tem o seu acesso facilitado às escolas. No entanto, no horário de saída o risco de um atropelamento é muito grande. Dou ponto positivo para os condutores dos ônibus escolares que prevendo os perigos tomam atitudes prudentes como sinalizar pessoalmente a entrada das crianças no ônibus e avisar que irão desviar buracos. Pequenas atitudes que fazem diferença entre a vida e a morte.

- Não faltam queimadas ao longo da BR. Mesmo em áreas de preservação são muitos os focos de queimadas para agricultura. Mesmo Terra Indígena Katukina eles ocorreram em toda margem da estrada. Na margem do rio Crôa (APP) está uma das maiores áreas queimadas. Aparentemente o IMAC não está fiscalizando nem mesmo há poucos kms de Cruzeiro do Sul.

- No São Vicente ocorrem boatos de que Eike Batista teria comprado de Ratinho toda área destinada ao plano de manejo que vai da BR até o limite com a Terra Indígena do rio Gregório. A suspeita de petróleo assusta especialmente aos indígenas que já ouviram de um representante do governo que caso seja encontrado petróleo, suas terras não serão poupadas. O “AI-5 indígena” está aí para isso, para tirar qualquer direito que os índios tenham sobre suas terras.

- Triste o estado em que estão as bandeiras do Brasil, do Acre e de Tarauacá na entrada da cidade. Apenas farrapos andrajosos que pendem como fantasmas rotos de alguma batalha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário