terça-feira, 2 de julho de 2013

Papa Francisco recebe líder indígena

Foi a primeira vez que um papa recebeu líderes indígenas no Vaticano.

Felix Diáz, líder do povo Qom, na Argentina, foi recebido pelo Papa Francisco. Como cardeal, eles já haviam se encontrado antes.

Como cardeal, ele já havia se encontrado com eles, pelo menos três vezes.

-Como você está? Faz muito tempo. É um prazer.

-É um prazer.

-Como você está?

-Muito bem, obrigado

O grupo, que incluía ganhador do Prêmio Nobel, Adolfo Perez Esquivel, reuniu-se com o Papa por cerca de 40 minutos, para discutir as violações de direitos humanos enfrentados pelas comunidades indígenas na Argentina e outros países latino-americanos. É algo que eles falaram mais em profundidade, durante uma conferência de imprensa.


Félix Diaz Qom étnico Tribe, líder: 

"Eles pensam em nós como um inimigo do Estado. Mas como podemos ser considerados  inimigos, se estamos apenas lutando pela nossa sobrevivência? "
Segundo o líder, seus problemas incluem tudo, desde a perda de identidade cultural até as questões territoriais. Mas, acima de tudo, disse que estão buscando respeito e a responsabilidade do governo. Félix afirma que sua casa foi incendiada. Que lhes foi negado ao seu povo o tratamento em hospitais e disse que há uma destruição sistemática de seus registros de identidade para que não pudesse votar.
O diálogo tem sido negado durante anos pela presidência da Argentina.

"Estamos solicitando uma audiência com o presidente por mais de três anos. Mas à nossa comunidade tem sido sempre negado isso. "

Adolfo Perez Esquivel Noble Prize Winner, Argentina 1980:

"Isso já custou vidas, seja por assassinatos, doenças ou falta de recursos. É por isso que estamos aqui. Para destacar esta questão em uma escala internacional. Para que as pessoas sabem o que está realmente acontecendo. "


Eles esperam que, depois de encontro com o Papa, o Vaticano pode intervir de alguma forma, para que o governo da Argentina discuta abertamente os interesses e os direitos das comunidades indígenas diretamente com eles.

Foto: Papa Francisco, Félix Díaz. Entre os dois, Adolfo Perez Esquivel, prêmio nobel da paz.

Fonte: White Wolf Pack

Assista ao vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário