sexta-feira, 21 de março de 2014

"Se o povo da cidade pode protestar, porque nós não podemos?" questiona líder rural

Nesta sexta-feira, tive a oportunidade de entrevistar "Zeca do Alto Pentecostes" dos líderes do movimento que fechou a rodovia estadual AC 405 entre quarta e quinta-feira desta semana.
O movimento tinha por objetivo, cobrar do governo do estado, um compromisso para que o ramal do pentecostes fosse asfaltado este ano. Segundo documento apresentado, com a assinatura de seis lideranças, desde 2012 os trabalhadores rurais veem lutando pelo asfaltamento dos 12 km do ramal, um dos mais populosos e produtivos da região.
O saldo foi positivo: na quinta-feira o vice-governador César Messias comprometeu- se em destinar sete milhões de reais para o asfaltamento do ramal.

Direito à Voz

O principal objetivo da vinda de “Zeca” do Alto Pentecostes foi contudo defender o direito á manifestação por parte dos trabalhadores rurais. Na quarta-feira houveram desentendimentos entre manifestantes e pessoas que se dirigiam ao aeroporto internacional para embarcar, culminando com lesões corporais leves em um professor que tentou passou pela barreira.
Desde então choveram críticas ao movimento dos trabalhadores nas redes sociais, associando a ação a atos de “vandalismo”. Houve também a suspeitas de que o movimento havia sido patrocinado por grupos políticos contrários ao atual governo.
Zeca do Pentecostes defendeu os trabalhadores rurais:
“Um dia antes, taxistas e mototaxistas fecharam á ponte para protestar contra o alto preço dos combustíveis. Se as pessoas da cidade podem protestar, porque nós não temos este direito também?”
Zeca também se desculpou por possíveis excessos cometidos por manifestantes;
“Todo mundo ali estava com sangue quente. Mas não somos vândalos. Somos trabalhadores”, disse.

“Eu aproveito este espaço para me desculpar com qualquer pessoa que tenha sido ofendida. Mas nossa causa é válida”, concluiu.

Zeca também falou sobre produção e produtividade e sobre programas de fomento  agricultura familiar, tema da próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário