sexta-feira, 11 de junho de 2010

Revolução On Line

Juventude Socialista mostra Força no Juruá

Leandro Altheman


Mais de 600 jovens reuniram-se nesta sexta-feira, dia 11 para o encontro bianual da UJS. Jovens socialistas dos 5 municipios do Vale do Juruá debateram sobre educação, inclusão no mercado de trabalho e conjuntura política.

Um dos pontos altos do encontro foi o discurso do presidente da Assembléia Legislativa do Acre, o comunista e antigo militante da UJS, Edvaldo Magalhães. Com seu discurso empolgante, Edvaldo contextualizou os jovens sobre a atual situação nacional, os avanços conquistados pela política do presidente Lula e o novo papel ocupado pelo Brasil no cenário mundial.
Edvaldo anunciou o projeto do governo do estado de investir na aquisição de 1 lap-top para cada estudante do último ano do ensino médio. "Hoje a internet ocupa um papel fundamental para a formação e a informação dos cidadãos". Paralelamente a isso, o Governo do Estado deverá implantar também no Juruá um sistema de acesso gratuíto ilimitado à internet. estas duas ações devem em pouco tempo tornar o Acre será o campeão nacional de inclusão digital.

O acesso livre acesso à informação tem permitido também aos jovens um julgamento mais crítico sobre temas que antes estariam sujeitos a apenas a veiculação normalmente tendenciosa da grande imprensa.
Tomando o lugar das metralhadoras que abalaram os regimes capitalistas América Latina, hoje o computador e a internet são instrumentos capazes de diluir a voz do poder político e econômico, tornado onipresente pela grande imprensa, em um mar de vozes. Mesmo dissonantes, a pluralidae das vozes é um retrato mais fiel da realidade, com seus conflitos e pontos de vista.

Edvaldo anunciou ainda a extensão do programa de intercâmbio cultural com o Peru para pelo menos 100 estudantes do ensino médio. Uma aposta no país vizinho e na juventude do Juruá. Novos horizontes à vista.

Um comentário:

  1. É bom saber de jovens interessados em política discutindo temas importantes. Entristeço quando ouço jovens se dizendo apolíticos, que odeia política, simplesmente porque ouve sobre corrupção e acha que isso é tudo. Se a corrupção impera, também temos parcela de culpa por nos mantermos alheios, por não cobrarmos aqueles que elegemos para nos representar. Muitos nem lembram em quem votou não é mesmo? Parabéns ao UJS.

    ResponderExcluir