sexta-feira, 16 de março de 2012

Alagação sem precedentes em Cruzeiro do Sul

As fortes chuvas do final da tarde desta quinta-feira causaram uma alagação sem precedentes no centro de Cruzeiro do Sul. A água entrou em boa parte das casas comerciais da parte de baixo da catedral.Segundo Corpo de Bombeiros choveu ontem à tarde o equivalente a uma semana de chuva.

Foto Juruá On Line.

Veja matéria de Genival Moura

A água também chegou na praça de táxi e o trânsito foi interrompido.

Próximo ao primeiro portal da avenida Mâncio Lima, a água do boulevard transbordou inundando a área em volta.

Nos bairros os prejuízos foram ainda maiores. Com o transbordamento de córregos a água entrou em diversas casas, danificando móveis e eletrodomésticos. Além disso, houve o desabamento de muros e barrancos nos muitos morros da cidade.

Mais 50 famílias estão isoladas no bairro Tiro ao Alvo. O acesso ao lixão foi prejudicado e o lixo está sendo depositado próximo à residências.

O fornecimento de energia elétrica ficou interrompido das 20:00 às 24:00.

Fotos retiradas do Facebook postadas por Gleidison Albano

***

Possíveis causas:

Além do óbvio: a forte precipitação também podem ser apontados outros fatores para a alagação desta quinta-feira. O entupimento de bueiros com lixo e restos de mato retirados pela prefeitura é um dos fatores apontados.

Outro também é o fato de que o rio Juruá apresenta forte cheia e o escoamento das águas pluviais para o rio torna-se mais lento.

O problema tende a agravar-se com o aumento da área impermeabilizada da cidade, leia-se, asfalto. Uma questão que tem que ser bem dimensionada pelos gestores públicos do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário